8 MANGÁS BL QUE GOSTARÍAMOS DE TER AQUI NO BRASIL

Mesmo que você já consiga comprar o seu Boys' Love na livraria, banca ou até mesmo loja online de sua preferência, a demografia está longe de ser uma das mais rentáveis aqui no Brasil.


A concorrência é desleal. O mercado brasileiro foi moldado pelo shounen a partir do momento que obras como "Cavaleiros do Zodíaco" ganhou espaço na TV brasileira em 1994 e fez um estrondoso sucesso.


No Japão, o número de BLs lançados todos os dias é ensurdecedor. A Blyme (outro site sobre Boys' Love aqui no Brasil) posta quase que todos os dias sobre os títulos que serão publicados por lá e a gente fica só na vontade.


Pensando nisso, o Yaoi Brasil separou alguns títulos que gostaríamos de ver por aqui traduzido oficialmente. Claro que a gente gostaria que muitos outros títulos chegassem em terras brasileiras, mas com certeza esses entrariam na lista de prioridades. Preparados?


8. Pink Heart Jam


"Pink Heart Jam" causou um alvoroço assim que seus primeiros capítulos foram publicados. Primeiro, pelos traços de Shikke-sensei. Segundo, pela tradução ilegal da obra, que atingiu proporções inimagináveis. A mangaká inclusive interrompeu por um tempo a criação da obra, pensando em até mesmo desistir de continuar com a história, mas por intervenção da plataforma futekiya (onde está disponível para leitura de forma legal, atualmente) a autora voltou a escrever e teve seu mangá traduzido para o inglês.


Kanji: ピンクハートジャム

Tipo: Mangá

Volumes: 1

Status: Finalizado

Publicação: 25 Ago/20 a 25 Abr/22

Gênero: Boys' Love, Erótico

Serialização: Mellow Kiss

Autor (a): Shikke

Ilustrador (a): Shikke


Sinopse: Haiga, um garoto do interior, tem muitas perguntas para as quais quer respostas, ao se mudar para a movimentada capital para iniciar sua vida universitária. Uma delas é: "Será que gosto de caras também?". Quando seus veteranos o desafiam a verificar um box spa ¹ atrás de Nichoume ², no Distrito de Shinjuku, Haiga aproveita esta oportunidade para descobrir de vez a resposta de sua pergunta. Lá ele encontra Kanae, seu sênior, que tem uma solução simples para ele, mas antes, nada de roupas!


¹ Similar as Casas de Banho Japonesas, só que destinadas ao público Gay.


² Bairro Gay em East Shinjuku, Tóquio - Japão.


7. Bokura no Chikyuu no Arukikata


É óbvio que "Bokura no Chikyuu no Arukikata" não poderia ficar de fora da lista. O casal apaixonado Asahi e Mitsuki viaja pelo mundo e de quebra faz uma visitinha ao Brasil, experimentando nossas comidas típicas e visitando alguns pontos turísticos do nosso país.


Kanji: 僕らの地球の歩き方

Inglês: Our Not-So-Lonely Planet Travel Guide

Tipo: Mangá

Volumes: 3

Status: Desenvolvimento

Publicação: 30 Dez/19

Gênero: Aventura, Boys' Love, Slice of Life

Serialização: MAGCOMI

Autor (a): Mone Sorai

Ilustrador (a): Mone Sorai


Sinopse: O sério Asahi e o despreocupado Mitsuki podem parecer um casal bastante atípico, mas na realidade eles estão muito apaixonados um pelo outro e fizeram um trato: farão uma viagem ao redor do mundo e quando retornarem ao Japão vão se casar! Uma emocionante jornada começa para os dois noivos que planejam descobrir mais sobre diferentes culturas e pessoas e sobre si mesmos.


6. Restart wa Tadaima no Ato de


"Restart wa Tadaima no Ato de" é uma obra super fofa e enriquecedora. Embora esteja focada no desenvolvimento do relacionamento de Mitsuomi e Yamato, a história dos personagens é super bem desenvolvida, enquanto um luta contra os traumas do passado o outro busca sentido para a vida. O mangá de Cocomi-sensei também deu origem ao live-action homônimo, lançado em Setembro de 2020 nos cinema do Japão, estrelado por Yuki Furukawa como Kozuka Mitsuomi e Ryo Ryusei como Kumai Yamato.


Kanji: 僕らの地球の歩き方

Inglês: Restart After Coming Back Home

Tipo: Mangá

Volumes: 1

Status: Finalizado

Publicação: 22 Dez/16 a 29 Ago/18

Gênero: Boys' Love, Slice of Life

Serialização: Canna

Autor (a): Cocomi

Ilustrador (a): Cocomi


Sinopse: Kozuka Mitsuomi, jovem e impaciente, deixou sua casa no interior por uma vida sofisticada em Tóquio. Infelizmente aos 25 anos ele é demitido de seu emprego e volta para casa abatido. Enquanto tenta se redescobrir, ele conhece Kumai Yamato, um rapaz de sua idade que foi adotado em sua comunidade enquanto Mitsuomi estava fora. O doce e equilibrado Yamato está escondendo sua própria dor e quando os dois homens se conectam, eles iniciam uma jornada juntos.


5. Hitorijime My Hero


Você provavelmente conhece "Hitorijime My Hero" por conta de sua adaptação em anime, produzido em 2017 pela Encourage Films. A história continua em desenvolvimento, então a gente torce para que a série ganhe uma nova temporada. Além disso, o mangá de Memeco Arii conta com uma spnin-off chamada "Hitorijime Boyfriend" que foca na história do casal Asaya Hasekura e Kensuke Ooshiba.


Kanji: ひとりじめマイヒーロー

Tipo: Mangá

Volumes: 12

Status: Finalizado

Publicação: 28 Mai/11 a 30 Nov/21

Gênero: Boys' Love, Slice of Life

Serialização: gateau

Autor (a): Memeco Arii

Ilustrador (a): Memeco Arii


Sinopse: Masahiro Setagawa não acredita em heróis, mas gostaria. Ele se encontra confinado em uma gangue de valentões de rua e sem perspectivas de um verdadeiro futuro. Quando o professor de ensino médio (e tirano das ruas) Kousuke Ohshiba vem em seu socorro, ele descobre que pode finalmente começar a acreditar em heróis e em novos sentimentos que estão surgindo.


4. Kyuuso wa Cheese no Yume wo Miru


"Kyuuso wa Cheese no Yume wo Miru" talvez seja o mangá mais antigo da lista. Embora tenha sido lançado em 2004 a história ainda desperta muito interesse do fandom e por este motivo ganhou uma adaptação em live-action para o cinema, lançada em Setembro de 2020 de mesmo nome, protagonizada por Ryo Narita como Wataru Imagase e Tadayoshi Okura como Kyoichi Otomo.

Kanji: ひとりじめマイヒーロー

Inglês: The Cornered Mouse Dreams of Cheese

Tipo: Mangá

Volumes: 1

Status: Finalizado

Publicação: Jun/04 a Out/05

Gênero: Boys' Love, Drama, Erótico

Serialização: Judy

Autor (a): Setona Mizushiro

Ilustrador (a): Setona Mizushiro


Sinopse: Quando a esposa de Kyoichi Otomo começa a suspeitar que seu marido a está traindo, ela contrata um detetive particular, Imagase, para investigá-lo. No entanto, Imagase não apenas conhece Kyoichi da faculdade, mas ele é apaixonado pelo homem há anos. Imagase dá a Kyoichi um ultimato: se Kyoichi quiser manter suas escapadas em segredo ele tem que dar algo a Imagase em troca. As exigências de Imagase começam com um beijo, mas à medida que os dois homens se envolvem na vida um do outro, logo fica claro que cada um quer mais do que o outro pode dar.


3. One Room Angel


O Brasil não merece Harada-sensei. Se outras obras já foram "canceladas" por algumas controvérsias (?), imagine as obras desse ícone. Contudo, uma boa saída seria começar por "One Room Angel" que foge um pouco de sua linguagem e estética originais. A história foi resenhada pela Juna e você pode conferir CLICANDO AQUI.


Kanji: ワンルームエンジェル

Tipo: Mangá

Volumes: 2

Status: Finalizado

Publicação: 25 Out/17 a 25 Dez/18

Gênero: Boys' Love, Drama, Supernatural

Serialização: onBLUE

Autor (a): Harada

Ilustrador (a): Harada


Sinopse: Há muitas coisas que Kouki não tem: hobbies, amigos, amante, emprego estável e até mesmo vontade de viver. Quando ele é esfaqueado em uma briga aleatória com algumas crianças, ele pensa que talvez esta seja finalmente sua chance de deixar essa vida de merda para trás. Porém quando ele está prestes a morrer, ele vê um lindo "anjo"... Como Kouki deve reagir quando menos de um mês depois ele está misteriosamente curado, com contas astronômicas para pagar e um novo colega de quarto bem peculiar: o mesmo anjo que viu e que ainda por cima tem... Amnésia?


2. Saezuru Tori wa Habatakanai


Como diria o filósofo contemporâneo Hugo Gomes:


"Saezuru Tori wa Habatakanai" foge do "BL convencional". Aqui tem romance, mas também tem tiro, dedo no c* e gritaria.


A obra de Kou Yoneda é bem popular e já ganhou vários vezes algumas categorias do Chil Chil BL Awards, seja por sua capa, história ou personagens.


Kanji: 囀る鳥は羽ばたかない

Inglês: Twittering Birds Never Fly

Tipo: Mangá

Volumes: 7

Status: Finalizado

Publicação: 1 Nov/17 a 5 Mar/21

Gênero: Boys' Love, Drama, Erótico

Serialização: ihr hertZ

Autor (a): Kou Yoneda

Ilustrador (a): Kou Yoneda


Sinopse: Yashiro é um líder yakuza que desde o colegial é apaixonado por seu melhor amigo, Kageyama. Infelizmente para ele, Kageyama já está romanticamente ligado a outro homem e Yashiro parece não ter escolha a não ser se resignar. A vida de Yashiro toma um rumo inesperado quando ele conhece Doumeki Chikara, um charmoso ex-policial com um passado sombrio e conturbado que se torna seu novo guarda-costas. Mas se é verdade que yashiro tem fortes tendências masoquistas, é igualmente verdade que Doumeki sofre de disfunções particulares que inevitavelmente condicionam sua vida emocional.


1. Doukyuusei


E no topo da lista a gente não poderia deixar de mencionar "Doukyuusei". A série recebeu críticas positivas dos críticos, como Akiko Mizoguchi, pesquisadora de BL do National Film Archive of Japan por sua representação LGBTQIA+ positiva. Além disso, seu filme também foi criticado positivamente pela mídia especializada. Atualmente a obra conta com mais 4 histórias, que dão continuidade ao enredo de Hikaru Kusakabe e Rihito Sajou.


Kanji: 同級生

Inglês: Classmates

Tipo: Mangá

Volumes: 1

Status: Finalizado

Publicação: 25 Jul/06 a 27 Jul/07

Gênero: Boys' Love, Slice of Life

Serialização: ihr hertZ

Autor (a): Asumiko Nakamura

Ilustrador (a): Asumiko Nakamura


Sinopse: Hikaru é um estudante em uma escola particular para meninos. Na aula de música sua turma está se preparando para uma apresentação do coral que acontecerá em alguns meses. Para Hikaru que faz parte de uma banda, a tarefa é bastante fácil. Mas quando percebe nos ensaios que Rihito, um colega discreto e inteligente, não canta, ele fica intrigado e se oferece para ajudá-lo. A medida que eles passam mais e mais tempo juntos, Hikaru relutantemente percebe que os esforços de Rihito são na verdade para Harasen, seu professor de música.

56 visualizações0 comentário