ASH LYNX DE 'BANANA FISH' ESTÁ VIVO?
Atualizado: 8 de out. de 2020
Você deve se perguntar porque Ash Lynx morreu e provavelmente já ouviu boatos de que a editora Shogakukan deu ordens à Yoshida para matar o personagem no final de 'Banana Fish'. A verdade é que a decisão partiu da própria autora...
Traduzimos um trecho da entrevista concedida pela mangaká Akimi Yoshida, publicada nos livros 'Girl Manga Soul - The Girl Manga Complete Guide & Interviews Reflecting the Present' 少女まんが魂―現在を映す少女まんが完全ガイド&インタビュー集 e 'Banana Fish Rebirth' オフィシャルガイドブック (日本語) 単行本 em 2000.

Confira:
Yoshida: [...] Eu disse que ele morreu! (risos) Houve pessoas que continuaram escrevendo para mim dizendo que "Ash tem que estar vivo e que ele tem que vir para o Japão", "Ele está realmente vivo, certo?" [...] Nada tão específico, mas eu me pergunto por que algumas meninas pensam em felicidade nesse tipo de contexto. Elas ficavam dizendo: "Ele virá para o Japão e os dois serão felizes, certo?", e eu sempre me perguntei, por que você insistiria que vir ao Japão o faria feliz? O que é felicidade?
> Você acha que os fãs vão ficar bravos por dizer isso?
Yoshida: Eu me pergunto. Sempre me preocupo em como lidar com meus protagonistas que são criminosos. Obviamente eles são feridos por matar pessoas, mas ainda assim... Eles matam porque senão seriam mortos. Ainda são assassinos. Eu sinto que dar um final adequado para pessoas assim é muito difícil, e no final de Banana Fish eu decidi que ele não deveria sobreviver.

> Por que Ash morreu?
Yoshida: Eu estava em conflito sobre isso. Eu tinha dois finais em mente, um onde ele morre e outro onde ele não morre, mas eu tinha decidido há muito tempo que ele iria morrer, então eu senti que não poderia mudar isso.
> Como foi o final em que ele não morreu?
Yoshida: Nada de especial, ele simplesmente não morre (risos).
> Nada acontece entre ele e Eiji, eles apenas se separam e...
Yoshida: Sim, assim. Mas eu senti que o final que pensei primeiro foi o mais adequado.
> Quando foi exatamente? Yoshida: Quando River Phoenix morreu (risos). Comecei a pensar que não era uma piada. Mas meu tema original para esta história era que há algo fascinante sobre as pessoas que morrem jovens, como a forma como essa pessoa viveu sua vida plena em 17 anos, em vez dos 70 anos que leva para pessoas normais. Mas, na realidade, morrer jovem é uma tragédia terrível. Então pensei que talvez não devesse ir por aí. Mas no final das contas, Ash é um assassino. Eu sinto que, independentemente do que possa estar por trás dos assassinatos, as pessoas que tiram a vida de outras pessoas precisam compensar com sua própria vida. Então é por isso que escrevi esse final. Além disso, não pensei que Ash viveria muito de qualquer maneira (risos).

River Phoenix (acima) foi uma das figuras públicas que Akimi usou como inspiração para seus personagens. Phoenix representa Ash, na segunda parte da história. A primeira é baseada no ex-tenista Stefan Edberg (abaixo).

> Alguns autores dizem que dói muito matar um de seus personagens. Como você se sente matando os seus?
Yoshida: Eu? Isso não é bem um problema pra mim. Eu matei muitos personagens antes, e não foi um problema. A única coisa foi que River Phoenix morreu jovem na vida real, então eu pensei "Isso é ruim". Se isso não tivesse acontecido eu não teria sentido nada. Eu não acho que morrer jovem é uma coisa infeliz. Se uma pessoa está feliz não depende de quanto ela viveu. Eu sempre penso se pessoas foram felizes só porque viveram uma vida longa.
Yoshida foi categórica, acabando com as dúvidas sobre a morte do personagem. R.I.P. Ash!
Fonte: https://brickme.tumblr.com/post/176763905393/major-misconceptions-about-banana-fish-debunked-by

Sinopse: Ash Lynx abandona o reino oferecido pelo demônio que o criou e tenta sobreviver como líder de umas das gangues mais perigosas de Nova York. O segredo que enlouqueceu o seu irmão mais velho no Vietnã agora caiu nas mãos do "Papa" Dino Golzine. Esse é o pior momento para Eiji Okamura, um jovem fotógrafo de coração puro do Japão, conhecê-lo.