BARA: POR HOMENS GAYS, PARA HOMENS GAYS

Atualizado: Ago 3

Bara 薔薇 é um subgênero de publicações gei comi (quadrinhos gays) focada em relações eróticas homoafetivas, criadas na maioria das vezes, por e para homens gays.


Enquanto no yaoi os personagens masculinos costumam ter características bishounen (jovens de corpos andróginos e rostos afeminados) e as histórias são criadas por mulheres num contexto mais romantizado, direcionado principalmente ao público feminino, no bara os personagens são retratados dentro de um estereótipo masculino viril. Quase sempre musculosos e/ou gordos, fazendo referência a cultura bear e apresentando outras formas e padrões de beleza masculina.


As histórias, por sua vez, são bastante profundas e abordam temas como violência, exploração sexual e romantismo gay. Geralmente são temas autobiográficos, retratando o tabu da homossexualidade no Japão.


Gengoroh Tagame, um dos mangakás gay mais influentes do Japão, exemplifica essa relação autêntica com o conteúdo LGBTQ+. Sua motivação para criar mangás gays vem de sua experiência de não ser capaz de encontrar mangás que o representassem.

Mangá: My Brother's Husband (O Marido do meu Irmão) por Gengoroh Tagame

O significado etimológico de bara é sombrio. Em tradução literal, significa "rosa". Originalmente, um termo pejorativo para a palavra inglesa, pansy (homossexual, gay), dirigida a homens gays da década de 30 como insulto.


Nas décadas de 1960 a 1970, o termo foi ressignificado pela mídia gay no Japão através do filme "Funeral Parade of Roses (Bara no Soretsu)" (um clássico do cinema gay japonês de 1969). E a palavra foi ainda mais popularizada pela primeira revista gay comercializada no Japão: "Barazoku (Rose Tribe)", criada por um homem heterossexual chamado Ito Bungaku em 1971.


Embora o termo seja visto de forma positiva agora, muitos artistas gays de mangá, como Gengoroh Tagame, se recusam a classificar seu trabalho como bara devido à sua controversa história.

58 visualizações

(C) 2020 YAOI BRASIL - ALL RIGHTS RESERVED

PROIBIDA A CÓPIA TOTAL OU PARCIAL DESTE SITE.

CONSULTE NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

WWW.YAOIBRASIL.COM