ENTREVISTA COM MORI KATSU, AUTORA DA NOVEL NACIONAL 'O VILÃO REABILITADO'

Sucesso no Wattpad, a novel nacional 'O Vilão Reabilitado', primeiro livro da série 'Espírito do Dragão de Jade', será lançada em versão física pela Miranda Editorial.


Conversamos com Mori Katsu para entender como foi o seu processo criativo e descobrir quais são suas expectativas para o lançamento da obra, inspirada em 'Mo Dao Zhu Shi' da autora chinesa, Mo Xiang Tong Xiu. Confira:


> Como surgiu a ideia de 'O Vilão Reabilitado'?


Mori: Não tem como falar do 'Vilão Reabilitado' sem mencionar 'Mo Dao Zhu Shi'. A animação foi meu primeiro contato com a cultura chinesa, me conquistando nos primeiros 30 segundos. Garimpando sobre MDZS no google, me deparei com a novel. A magia do universo, os conflitos, os heróis e vilões típicos da fantasia chinesa, misturado com o BL me pegaram de jeito. Na época havia poucas traduções de novels chinesas disponíveis em português e inglês, e a maioria estava incompleta. Estava ansiosa por mais! Foi quando decidi escrever uma novel de fantasia chinesa para passar o tempo enquanto esperava as traduções.


Pensei num enredo de no máximo 40, com um protagonista às avessas. Não queria um mocinho, mas um vilão. Idealizei um personagem que estava longe de ser bom, que de forma inusitada e forçado a se passar por alguém “do bem” para escapar da justiça do herói. Nas diversas situações em que é colocado, o vilão (Shen Yu) deveria passar por muitas transformações, deveria descobrir mais sobre si mesmo, mais sobre seu inimigo e futuro parceiro (Jiang ZhengHe, o herói) e... que continuasse sendo um protagonista às avessas.



> Essa é uma história de fantasia histórica conhecida como Xianxia (chinês tradicional: 仙侠, chinês simplificado: 仙侠, pinyin: Xiān xiá), um gênero de fantasia chinesa influenciado pela mitologia chinesa, taoismo, budismo, artes marciais chinesas, medicina tradicional, religião popular e outros elementos chineses tradicionais.


Esse tipo de história começou a ganhar popularidade a partir de 'Mo Dao Zu Shi' (魔道祖 | Grandmaster of Demonic Cultivation) e 'Tian Guan Ci Fu' (天官赐福 | Heaven Official's Blessing), ambas da autora chinesa, Mo Xiang Tong Xiu.


Alguma dessas histórias lhe serviu de inspiração, na criação de 'O Vilão Reabilitado'?


Mori: 'Heaven Official’s Blessing' ainda não li, mas posso dizer que as demais obras de Mo Xiang Tong Xiu e novels de outros autores me influenciaram bastante. Entre elas, a novel 'The Lengedary Master Wife' teve maior impacto no 'Vilão Reabilitado'. Não vou entrar em detalhes sobre Legendary (corro o risco de dar muitos spoilers, mas vá em frente, recomendo a leitura).


> Você esperava o sucesso da obra no Wattpad (onde foi originalmente publicada)?


Mori: 'O Vilão Reabilitado' era a história que eu queria ler desesperadamente. Comecei a escrever ela para minha diversão, coisas como centenas de leitores e milhares de visualizações nem passou pela minha cabeça. Se umas poucos pessoas gostassem, era um bônus.


Foi assustador ver a quantidade de comentários e visualizações crescendo a cada dia. Perguntas como “Onde foi que me meti?” e “Eu criei um monstro?” foram frequentes no início. Sempre considerei minha escrita muito simples, sem adornos, um estilo um tanto sem graça. Não sabia porque as pessoas gostavam tanto, a pesar de eu gostar muito da história que estava criando.


Do ponto de vista de autora é impossível estar satisfeita com meu próprio estilo, mas como leitora o 'Vilão Reabilitado' ainda é aquela história que eu gostaria de ler.


Essa pode ser umas das coisas que só faz sentido na minha cabeça.


> Como recebeu o convite da editora LiteraPop para publicar a versão física de 'O Vilão Reabilitado'?


Mori: Conheci Isa Miranda em um grupo de WhatsApp de fãs de 'Mo Dao Zhu Shi'. Ela já trabalhava no meio editorial há tempos e tinha livro publicado. Sempre disse que minha história tinha potencial, desde o início. Quando ela comentou que iria abrir a própria editora nós combinamos que minha história seria a nossa estreia. Minha e da editora.


E foi em grande estilo.


> Com o sucesso da história no Wattpad, o projeto ganhou um financiamento pelo Catarse. Quais os desafios dessa modalidade?


Mori: Em todas as modalidades, a divulgação é o maior desafio. Sem a divulgação de parceiros e de vários amigos o 'Vilão Reabilitado' não teria feito tanto sucesso e não teria atingido tantas marcas durante a campanha.



> Como é escrever uma história chinesa, sendo brasileira? Você acredita ter sido fiel a cultura do país?


Mori: Inseri no enredo muitas coisas que aprendi lendo as novels chinesas de fantasia xianxia e muitas coisas que descobri pesquisando na internet. Aparentemente foi o suficiente para convencer muitos leitores de que o 'Vilão Reabilitado' era uma tradução, em vez de um trabalho escrito por uma autora BR. Mas sendo sincera, mal arranhei a superfície da cultura chinesa. Ainda há muitas coisas para explorar e aprender.


> As ilustrações da Capa de 'O Vilão Reabilitado' são de sua autoria?


Mori: Não. As ilustrações são de autoria Pedro Cezarte. Fiz alguns desenhos para a novel, mas nada tão impressionante quanto.


> 'O Vilão Reabilitado' é a primeira história da série Espírito do Dragão de Jade. Existe alguma previsão para os próximos lançamentos? O que podemos esperar?


Mori: O segundo volume deve ser lançado ainda este ano e assim como o primeiro, deve sofrer ajustes. Algumas coisas devem ser tiradas, modificadas e outras precisam ser incluídas.


O segundo volume terá mais detalhes e será uma leitura mais fluída. Vou proporcionar mais surtos aos leitores.


> Quais são suas expectativas para o ano de 2022 (como autora)?


Mori: Pretendo continuar a série do 'Espírito do Dragão de Jade' e iniciar um trabalho paralelo a ela. Os leitores vão amar, assim espero.


> Escreva uma mensagem para os leitores do Yaoi Brasil.


Mori: Foi um prazer compartilhar um pouco sobre mim e sobre a série. Espero que gostem do 'Espírito do Dragão de Jade' e que continuem apoiando a obra, ela não seria tudo isso sem leitores.


Um pouco mais sobre Mori Katsu...


Mori Katsu, escritora, costureira profissional e estudante de letras. Vive no mundo da lua. Ama músicas pop e filmes de super-heróis. Possui uma lista de sonhos que inclui encontrar alguém para jogar xadrez. Gosta de escrever os gêneros fantasia, romance e mistério. As Crônicas dos Caçadores de Sombras de Cassandra Clare estão entre seus livros favoritos. 'O Vilão Reabilitado', novel de fantasia chinesa é seu primeiro volumes da série Espírito do Dragão de Jade.


 

Sinopse: Para se vingar de Cheng Fu, a seita de cultivo número um sob os céus, Shen Yu trilhou o pior caminho que um cultivador poderia escolher, o obscuro. Ainda sim, ele acabou morrendo por Mil Golpes de Espada antes de conseguir o que mais desejava. Sua jornada deveria ter acabado aí. No entanto, misteriosamente ele desperta em seu corpo de dezesseis anos e é forçado a permanecer no lugar que jurou destruir, na companhia constante de Jiang ZhengHe, aquele que o derrotou completamente. Para evitar a morte dolorosa, Shen Yu usa toda a sua experiência para mudar a linha dos acontecimentos, sem imaginar os segredos que irá descobrir e a extensão do impacto que isso terá sobre a própria vida e a daqueles que o cercam.

85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo