O QUE É OMEGAVERSE?

O Omegaverse, como tal, é um subgênero de ficção em que a relação social no universo é baseada na matilha de lobos. Não somente pelo sistema hierárquico (Alfa, Beta e Ômega - "A/B/O"), mas também pelas características antropomórficas. É introduzido de maneira geral como "o mundo onde os homens podem engravidar".


O principal problema em estabelecer as regras de como esse universo funciona é que não existe um cânone estabelecido. Existem certos elementos que todas as histórias compartilham, mas, como não têm uma origem clara, tudo depende da interpretação do autor.


Por esta razão, uma das antologias mais importantes do gênero, "Omegaverse Project" criou um guia de orientação dos aspectos gerais. As imagens deste artigo referenciam esta antologia.


"Omegaverse Project"

Hierarquia


No Omegaverse, existem três principais hierarquias: os Alfas, os Betas e os Ômegas. Cada uma delas tem características únicas, bem como uma posição social.



  • Alfas: estão no topo da sociedade, compondo 20% da população. Normalmente ocupam os altos cargos: políticos, empresários, personalidades famosas e, em última análise, aqueles que movem o mundo e influenciam o resto;


  • Betas: compõem a maior parcela da sociedade, e seriam os mais próximos de uma "pessoa normal". Eles não têm nenhuma característica especial relacionada aos feromônios;


  • Ômegas: o último elo. Estes são apenas 10% da população e, devido à sua constituição, geralmente são rejeitados e ignorados, pois dependem dos Alfas.


Suas personalidades também são marcadas por sua posição social. Devido ao seu status superior, os Alfas tendem a ser arrogantes e a ter um comportamento orgulhoso e classista; enquanto os Ômegas são exatamente o oposto.


Os Betas não costumam ter um personagem tão marcado quanto os outros dois, então depende do fluxo da história (deve-se notar que isso nada mais é do que o estereótipo, e tudo pode mudar dependendo da interpretação do autor).


Ciúmes, Feromônio e outros Problemas


O Omegaverse é fortemente inspirado no comportamento dos animais. Como mencionado anteriormente, há uma clara influência das matilhas de lobos. Isso é visto na diferenciação das hierarquias, em que os casais entre Alfa e Ômega são para toda a vida ou para os ciclos de reprodução. Mas há também uma influência do sistema de colmeias. É aqui que entram os feromônios e as características especiais dos Alfas e Ômegas.


O período de reprodução é fundamental para explicar as uniões entre Alfas e Ômegas (Betas não são afetados pelos feromônios). O número de períodos ou a regularidade destes depende inteiramente da interpretação do autor, embora haja características unitárias para todas as obras.


Durante o cio, os Ômegas produzem uma série de hormônios e fluídos corporais que atraem os Alfas, assim como a abelha rainha atrai os outros. Durante esse período, a libido dos Ômegas está no auge e eles buscam desesperadamente a atenção de um Alfa com quem possam fazer sexo. Isso porque, durante o cio (que costuma durar cerca de 7 dias), o Ômega está no seu ponto mais fértil.



No período de reprodução, os Ômegas são incapazes de fazer praticamente qualquer coisa. Devido aos efeitos colaterais dos hormônios e seu desejo sexual, eles ficam fracos, incapazes de fazer qualquer coisa sem um Alfa para "confortá-los". Eles não podem sair, porque se o fizerem, atraem todos os Alfas que estão perto deles. Ao contrário dos Ômegas, os Alfas não são enfraquecidos pelo ciúme, muito pelo contrário. Eles se tornam extremamente violentos e territoriais, então, se encontrassem um Ômega, ficariam completamente loucos.


Para ajudar os Ômegas que não têm, ou não querem ter, um Alfa com quem passar seus ciúmes, existem inibidores. São medicamentos criados especificamente para os Ômegas (embora também haja um contraste para os Alfas), criados a partir dos hormônios dos Alfas, que servem para acalmar os instintos de reprodução.


A eficácia dos inibidores varia de pessoa para pessoa e, da mesma forma, seus efeitos colaterais, já que alguns podem ser alérgicos ou não ter nenhum tipo de efeito. Os mais comuns geralmente são comprimidos que são tomados diariamente, ou injetados, para os casos mais críticos ou em situações desesperadoras.


Anatomia


Para entender por que os Ômegas são evitados, você deve primeiro entender sua fisiologia. Os Ômegas têm uma característica única: independentemente do sexo biológico, podem conceber filhos. Isso ocorre porque seus órgãos reprodutivos não são os mesmos dos humanos.



Como você pode ver na imagem acima, os Alfas têm uma espécie de protuberância no pênis (mais uma vez influenciada pelos lobos) que lhes permite "dar um nó" com o parceiro, para garantir a fecundação. Por sua vez, o clitóris das mulheres evoluiu para obter uma forma semelhante à de um pênis. No caso das mulheres Alfa, elas podem engravidar homens Ômega.


Ômegas só podem ser fertilizados por Alfas, independentemente do sexo de qualquer um dos parceiros. Além disso, deve-se notar que os Ômegas são muito mais férteis do que o resto das hierarquias. Betas, enquanto isso, só podem se reproduzir entre si, e apenas as fêmeas podem conceber filhos.


Alfa e ÔMega, muito mais que um simples Relacionamento


Como você já pode ver, todas as engrenagens do Omegaverse são essencialmente baseadas na união entre Alfas e Ômegas. Não apenas por causa da dependência dos Ômegas em relação aos Alfas, mas porque, anatomicamente, os Ômegas foram projetados para depender dos Alfas em todos os aspectos de suas vidas. Aliás, existe a chamada "voz Alfa" pela qual ditam uma ordem que os Ômegas, ao ouvi-la, não conseguem deixar de cumprir.


Embora seja verdade que a principal função do sexo seja a reprodução, este não é o seu único papel. Se durante o cio, um Alfa morde um Ômega na nuca, cria-se um vínculo entre os dois. Isso é inquebrável e unirá os dois membros do casal em um vínculo até a morte do outro. Para os Alfas isso não significa nenhuma mudança, porém, para os Ômegas significa uma virada de 180º no seu dia a dia.



A primeira característica é o fim do feromônio tão característico durante o período de reprodução. Sim, eles ainda estarão presentes, mas afetarão apenas seu Alfa (aquele ao qual está vinculado). Da mesma forma, o ciúme será muito menos forte e, se fosse irregular, normalizaria. Mas esta não é a única novidade, eles também poderão sentir seu parceiro, e embora isso não aconteça em todas as histórias, caso um deles morra, o outro também.


Uma Sociedade Machista e Elitista


A sociedade do Omegaverse não é perfeita, longe disso. A maneira como os Ômegas são evitados e os Alfas são glorificados por tudo o que fazem é muito mais parecido com o comportamento humano do que o comportamento do lobo em que se baseou. Afinal, os Ômegas são vistos com uma única função, a de servir aos Alfas e ter filhos. Isso não parece familiar?


Existem certas profissões com as quais um Ômega não poderia nem sonhar, sem falar na forma como são tratados. Eles são praticamente vistos como nada menos que uma incubadora, para servir, serem mantidos em suas casas e pouco mais.


Eles dependem dos Alfas para tudo e, embora seja verdade que é biologicamente assim, todos os avanços tecnológicos que se mostram neste mundo se baseiam em evitar, não em proteger. Desde os inibidores de calor criados para Ômegas, até ter que usar coleiras e assim por diante, tudo é voltado para eles, não para Alfas.


A sociedade do Omegaverse é agressiva por excelência, a ponto de ser até romantizada. A extrema dependência de uma casta em relação à outra é vista como algo belo, terno e cativante. Sim, é verdade que isso não acontece em todos os mangás, que muitos são apresentados como o empoderamento dos Ômegas, mas as bases ainda estão lá. De fato, muitas histórias tratam exatamente disso, da luta dos Ômegas para encontrar seu lugar em um mundo que está sempre contra eles.


Omegaverse encantou a indústria BL da Ásia


O sucesso deste subgênero no mercado japonês continua a quebrar recordes. Nas plataformas digitais de vendas de mangás e revistas como Seymour, o Omegaverse está sempre no topo do ranking de vendas.


Mesmo antes de Omegaverse ser introduzido na Ásia, os subgêneros de Mpreg e Furry tiveram um número significativo de seguidores. Portanto, não foi difícil para os fãs de BL na comunidade BL da Ásia, especialmente no Japão, aceitar o Omegaverse.


Muitas das principais revistas japonesas de BL já têm sua própria seção Omegaverse, como Be x Boy Omegaverse, B-boy Omegaverse Mercury ou Charles Mag Omegaverse, entre outros.


É claro que os trabalhos do Omegaverse estão aumentando não apenas no Japão, mas também na Coréia do Sul e em outros países asiáticos. Não é impossível que a construção do Omegaverse na Ásia também influencie o Ocidente, semelhante à forma como este último influenciou com sucesso o primeiro. Omegaverse é um conjunto multicultural e flexível de ideias de construção de mundo que nunca pararão de se desenvolver e evoluir, como o Boys Love.


Fonte: https://futekiya.com/what-is-omegaverse / https://ramenparados.com/rincon-fujoshi-que-es-el-omegaverse


Lançamento no Brasil


A editora Falcon anunciou neste domingo (20) que publicará o manhwa 'Secrets Of Enthusiastic Omega K', aqui no Brasil.


Baseada na novel de mesmo nome, escrita por ChunDoa, o webtoon é desenho por Baaram e publicado desde 2020 nas plataformas Lezhin, Ridibooks e Bomtoon.


Sinopse: Sinopse: O Ômega entusiasmado Kim Ha-jin teve um amor não correspondido por Cha Soo-hyuk, um Alfa sênior, por 7 anos desde que ele era calouro. Depois de ouvir a notícia de que Soo-hyuk vai estudar no exterior, Hajin decide passar a última noite com ele para acabar com o amor não correspondido que ele formou. E com a ajuda de seu amigo, ele intencionalmente se aproxima de Soo-hyuk. Há um boato de que Soo-hyuk lidou com um Ômega, que o abordou intencionalmente no passado, mas Hajin não se importa. Mas ele tinha que se importar? Ele conseguiu passar a noite com ele e conseguiu, mas sua perseguição começa.

 

Recomendações


1. Kirai de Isasete

嫌いでいさせて

História e Arte: Hijiki


Sinopse: Naoto Koga é um Ômega que foi estuprado por seus colegas de classe Alfa e engravidou. Devido a essa experiência traumática, ele passou a odiar Alfas e disse a si mesmo que não precisa de um companheiro ou vínculo, mas mesmo com esse incidente, ele insistiu em manter a criança e a criou, e um anjo chamado Shizuku nasceu. Ela se tornou sua força e centro, neste mundo cruel que trata os Ômegas injustamente. Mas sua vida mudou de repente quando ele conheceu um Alfa chamado Hazuki Tsuchiya da festa de casamento que ele se forçou a participar.

 

2. Megumi to Tsugumi

めぐみとつぐみ

História e Arte: Mitsuru Si


Sinopse: Megumi Kokonoe é uma Alfa de elite. No entanto, seu comportamento reflete pouco mais do que a delinquência juvenil. Quando seus subordinados são atacados por um homem mascarado, Megumi faz o que qualquer bom líder faria – ele se vinga. Apesar da capacidade do homem misterioso de derrubar os alunos Alfas da Academia Kokonoe, Tsugumi Yamada, um Ômega, aparece no confronto absolutamente cheirando a feromônios. Acontece que ao contrário de outros Ômegas, Tsugumi rejeita o uso de supressores e controla seu calor apenas com sua força de vontade.

Acreditando que todos os Alfas veem os Ômegas como nada mais do que ferramentas para reprodução, ele tem um ódio intenso por eles. Quando Megumi deixa extremamente claro que não se sente assim - e confessa sentimentos que Tsugumi não entende - Tsugumi começa a duvidar da força de sua força de vontade sozinha.

 

3. Okusama wa α

奥様はα

História e Arte: Fuyu Natsushita


Sinopse: A Casa Tachigami, uma família de Alfas ilustres, agora caiu em uma crise de falência. Eles serão forçados a desmantelar a casa também?! Para ajudar com a situação e aumentar rapidamente sua posição no mundo, a Casa Isaka propôs um casamento. A Casa Tachigami precisa de ajuda e a Casa Isaka precisa de reconhecimento. Para beneficiar ambas as famílias, os filhos mais velhos, Takaomi e Kazumasa, vão se casar. Felizmente para os dois, os sentimentos românticos começam a crescer. Assim que eles acham que tudo parece estar indo bem... Os dois são semes?!

 

4. Kiss wa Tsugai ni Hizamazuku

キスは番にひざまずく

Wanton Kisses Are Keys of Sin.

História e Arte: Yochi Enuoka


Sinopse: Em um mundo onde os pares predestinados são considerados uma mera lenda, Iori (α) ainda sonha em encontrar seu Ômega destinado. Mas quando ele finalmente se cruza com ele, acontece que aquele que ele estava desejando é o famoso "devorador Alfa" da escola, Leo (Ω), que não quer absolutamente nada com ele. No entanto, Iori não tem intenção de desistir. Esse sentimento é amor, destino ou instinto...?



 

5. Love is an Ilusion!

사랑은환상!

História e Arte: Fargo


Sinopse: Hye-sung passou a vida acreditando que era um Alfa, o topo da loteria genética. Mas o mundo dele é virado de cabeça para baixo quando descobre que não é um Alfa, mas um mero Ômega. Depois dessa revelação, ele constantemente se cruza com Dojin, um Alfa que não suporta Ômegas. Um Ômega que quer se tornar Alfa, e um Alfa que odeia Ômegas. Este é um drama sobre duas pessoas incompatíveis que tiveram suas vidas entrelaçadas.



 

6. Unromantic

언로맨틱

História e Arte: Jeong Seok Chan


Sinopse: Um Ômega super rico dominante lindo incomparável de repente entrou na minha vida muito comum! "30 minutos. Se você conseguir não implorar dentro desse tempo, eu vou mandar você para casa." E assim, ele está ignorando o fato de que eu sou um Alfa? Eu realmente odeio pessoas como ele... tanto, tanto! Eu o odeio, mas então... Esse romance vai dar certo?!

1.204 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo