O QUE SIGNIFICA FUJOSHI, FUDANSHI E FUJIN?

Fujoshi, Fudanshi e Fujin são termos que definem mulheres, homens e pessoas não-binárias, respectivamente, que apreciam qualquer mídia ou trabalho relacionado a Boy's Love (BL).


Kiss Him, Not Me

> Etimologia


Fujoshi 腐 女子, Fudanshi 腐 男子 e Fujin 腐人 são compostos pelo kanji (caracteres da língua japonesa) 腐 que significa decadência e/ou deterioração, mais os kanjis 女子 garotas, 男子 garotos e pessoas.


O kanji 腐 foi traduzido popularmente como podre, o que leva muitas pessoas a pensar que fujoshi, fudanshi e fujin significa garota, garoto, pessoa podre. No entanto, isso ocorreu, na verdade, porque o próprio termo fujoshi começou como um meio de degradar mulheres que gostam de obras compostas por relações românticas e sexuais entre homens.


Os fãs mais tarde retomaram a palavra e a transformaram em um trocadilho relacionado à comida. No contexto atual, o kanji 腐 tem similaridade com “fermentação” e também é normalmente usado para indicar um trabalho de Boy's Love (BL).


> História


O termo fujoshi foi usado pela primeira vez como um insulto misógino no popular fórum de internet do Japão, 2channel (no início dos anos 2000) para descrever as fãs de histórias homoafetiva e/ou homoerótica. O termo virou um um rótulo depreciativo e essas mulheres foram consideradas inadequadas para o casamento!


A palavra ganhou novo significado quando a revista japonesa Aera usou fujoshi como um termo equivalente a otaku, referindo-se as mulheres fãs de animes e mangás, em 2005.


O interesse da mídia por este público aumentou em 2006 quando os principais veículos começaram a usar a palavra. Publicações como Tonari no 801chan となりの801ちゃん de Ajiko Kojima fizeram referências as fãs do gênero.


O termo fudanshi foi designado ao público masculino indicando que o conteúdo não é restrito apenas as mulheres. Vale ressaltar que nem todo homem hétero que gosta de Boy's Love (BL) é gay e que nem todo gay fã de anime é fudanshi.


The High School Life of a Fudanshi

Em meados da década de 1970, muitos fãs mais velhos de trabalhos homoafetivos e/ou homoeróticos se auto-denominavam kifujin 貴 腐 人 que significa literalmente pessoa nobre. Essas pessoas acreditam que não devem mais ser chamadas de garotas, garotos já que os termos fujoshi, fudanshi se referem a garotas e garotos jovens.


O termo fujin com o qual estamos familiarizados surgiu nos últimos anos, após a conscientização dos fãs sobre pessoas não-binárias (cuja identidade de gênero ou expressão de gênero não está limitada às definições de masculino ou feminino) e é uma derivação de kifujin, dado que pessoas (independente do gênero) usavam o termo para se auto-denominar.


> Modernizaçã