top of page

O QUE SIGNIFICA FUJOSHI, FUDANSHI E FUJIN?

Fujoshi, Fudanshi e Fujin são termos que definem mulheres, homens e pessoas não-binárias, respectivamente, que apreciam qualquer mídia ou trabalho relacionado a Boys Love (BL).


Anime: 'Kiss Him, Not Me'

Etimologia


Fujoshi 腐 女子, Fudanshi 腐 男子 e Fujin 腐人 são compostos pelo kanji (caracteres da língua japonesa) que significa decadência e/ou deterioração, mais os kanjis 女子 garotas, 男子 garotos e pessoas.


O kanji foi traduzido popularmente como podre, o que leva muitas pessoas a pensar que fujoshi, fudanshi e fujin significa garota, garoto, pessoa podre. No entanto, isso ocorreu, na verdade, porque o próprio termo fujoshi começou como um meio de degradar mulheres que gostam de obras compostas por relações românticas e sexuais entre homens.


Os fãs mais tarde retomaram a palavra e a transformaram em um trocadilho relacionado à comida. No contexto atual, o kanji tem similaridade com “fermentação” e também é normalmente usado para indicar um trabalho de Boys Love.


História


O termo fujoshi foi usado pela primeira vez como um insulto misógino no popular fórum de internet do Japão, 2channel (no início dos anos 2000) para descrever as fãs de histórias homoafetiva e/ou homoerótica. O termo virou um um rótulo depreciativo e essas mulheres foram consideradas inadequadas para o casamento!


A palavra ganhou novo significado quando a revista japonesa Aera usou fujoshi como um termo equivalente a otaku, referindo-se as mulheres fãs de animes e mangás, em 2005.


O interesse da mídia por este público aumentou em 2006 quando os principais veículos começaram a usar a palavra. Publicações como Tonari no 801chan となりの801ちゃん de Ajiko Kojima fizeram referências as fãs do gênero.


O termo fudanshi foi designado ao público masculino indicando que o conteúdo não é restrito apenas as mulheres. Vale ressaltar que nem todo homem hétero que gosta de BL é gay e que nem todo gay fã de anime é fudanshi.


Anime: 'The High School Life of a Fudanshi'

Em meados da década de 1970, muitos fãs mais velhos de trabalhos homoafetivos e/ou homoeróticos se auto-denominavam kifujin 貴 腐 人 que significa literalmente pessoa nobre. Essas pessoas acreditam que não devem mais ser chamadas de garotas, garotos já que os termos fujoshi, fudanshi se referem a garotas e garotos jovens.


O termo fujin com o qual estamos familiarizados surgiu nos últimos anos, após a conscientização dos fãs sobre pessoas não-binárias (cuja identidade de gênero ou expressão de gênero não está limitada às definições de masculino ou feminino) e é uma derivação de kifujin, dado que pessoas (independente do gênero) usavam o termo para se auto-denominar.


Modernização dos Termos


Atualmente, no Japão, os termos fujoshi e fudanshi são amplamente e comumente usados mesmo fora da Internet e da linguagem otaku para se referir aos fãs do gênero Boys Love, bem como a qualquer trabalho que mostre relações entre homens.


O uso do termo fujin é novo e está lentamente ganhando popularidade na cultura do gênero Boys Love fora do Japão. No país, o termo ainda não é reconhecido!


Fonte: https://futekiya.com/what-is-fujoshi-fudanshi/ / https://futekiya.com/what-is-fujin/

 

Conheça alguns mangás sobre o fandom:


Watashi ga Motete Dousunda

私がモテてどうすんだ

Kiss Him, Not Me!


Sinopse: Kae Serinuma é o que você poderia chamar de fujoshi. Quando ela vê dois garotos conversando, ela já começa a delirar em loucas fantasias! Um dia, o personagem favorito de anime dela morre, e o choque a faz perder bastante peso. Com isso, quatro garotos da escola decidem chamá-la pra sair, mas ela não dá a mínima - ela acharia muito melhor ver os quatro se pegando!








 

Uchi no Kore ga Kore na mon de.

うちの相方が腐なもんで。


Sinopse: Natsume Makoto, uma estudante universitária, começou a namorar uma pessoa enquanto escondia seu amor por yaoi. Ela finalmente reuniu coragem para dizer que amava yaoi, mas descobriu que o namorado dela, Sudou Kojirou, também ama. O relacionamento deles ainda está em desenvolvimento, mas suas vidas como otaku segue a todo vapor.







 

Tonari no Yaoi-Chan

となりの801ちゃん

Tonari no 801-Chan


Sinopse: Tibete, de 28 anos e namorada de Yaoi, é uma fujoshi de 22 anos, uma otaku feminina fã de séries de anime e mangá yaoi, ou relacionamentos românticos entre homens. Tibete conheceu Yaoi pela Internet. Obcecada por yaoi, um pequeno monstro verde e peludo sai de um zíper das costas como manifestação de sua obsessão.








 

Fudanshi Koukou Seikatsu

腐男子高校生活

The High School Life of a Fudanshi


Sinopse: Sakaguchi é um estudante de colegial como qualquer outro, só que ele nutre uma paixão intensa por BL! Ele poderia passar a vida inteira só lendo BL! Fudanshi Koukou Seikatsu é uma hilária comédia slice-of-life sobre Sakaguchi e sua engraçada turma!









2.077 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page