'RUMSPRINGA NO JOUKEI': AMÉRICA, ANOS 80… A HISTÓRIA DE UM JOVEM AMISH E UM DANÇARINO


Serializado em 2017 na revista Comic Chocolat, 'Rumspringa no Joukei' é o mangá de Kaya Azuma que deu origem ao seu maior sucesso, 'Dear Gene' (em andamento). O volume único, igualmente cativante e ambientado em uma cidade americana nos anos 80, fala de sonhos, descobertas e da importância de se buscar novas perspectivas. Através das diferenças culturais dos protagonistas, Kaya Azuma cria uma atmosfera divertida, mágica e com um toque de inocência.


Ficha Técnica


Título: Rumspringa no Joukei

Kanji: ラムスプリンガの情景

Título em Inglês: The Scene of my Rumspringa

Tipo: Mangá

Volumes: 1

Status: Finalizado

Publicação: 25 Fev/17 a 30 Nov/17

Gênero: Boys Love

Serialização: Comic Chocolat

Autor (a): Kaya Azuma

Ilustrador (a): Kaya Azuma



O mangá conta a história de Theodore, um jovem Amish* que está passando pela sua Rumspringa. "Rumspringa" nada mais é que um rito de passagem dos adolescentes Amish. Durante esse período eles podem "experimentar" o "mundo exterior" para no fim escolher entre continuar em suas comunidades ou deixá-las para sempre. Só que Theo não é mais um adolescente, ele tem cerca de 20 anos, por isso se fala de uma Rumspringa tardia.


Apesar de sua idade, ele nunca deixou sua vila. Em seu primeiro dia de descobertas, Theo decide visitar um bar. Sem saber como agir naquele ambiente, ele acaba se comportando de maneira suspeita, o que faz com que o dono do local peça ao seu único funcionário para lidar com a situação.

 

*Os Amish são uma comunidade religiosa dividida em diversos subgrupos e vertentes. O grupo de Theo corresponderia aos "Amish da Antiga Ordem", que são reclusos e possuem costumes e usanças particulares, principalmente no que diz respeito ao uso de tecnologias.

 

O funcionário é Oz, apelido de Oswald, um ex-dançarino da Broadway que virou bartender e passou a se prostituir para se sustentar. Após uma breve troca de palavras, Oz interpreta mal a situação e confunde Theo com alguém interessado em seus serviços extras. Theo, com sua ingenuidade, não questiona Oz quando ele o leva para seu quarto no local. Porém, antes que algo pudesse acontecer, ele explica sua situação, deixando Oz completamente intrigado com aquele jovem peculiar.


6 meses. É esse o trato que Theo faz com sua família e amigos. Nesse período ele poderia viver na cidade da maneira que achasse melhor. E é justamente depois de encontrar Oz pela segunda vez que Theo ganha um emprego no mesmo bar que seu recém-amigo. O salário é a nível de exploração, mas Theo não se importa, ele fica mais do que feliz em poder morar e trabalhar com Oz. Por fim o dançarino determina que ensinaria ao jovem o máximo de coisas sobre o mundo… E assim começa a aventura desses dois rapazes.


'Rumspringa no Joukei' é uma leitura que nos provoca todos os tipos de emoções. Kaya Azuma consegue retratar os personagens e seus respectivos passados e origens de forma fluída e concisa, aspecto importante em um volume único, e que trouxe profundidade à narrativa. O conflito da história não deriva da dinâmica "Religião — LGBTQIA+". A autora foi além e criou um enredo onde as vontades e sentimentos dos personagens prevalecem e são os fatores determinantes em seus destinos.


Além do mais, o traço de Azuma é muito bonito, com ambientações detalhadas que transmitem a essência de cada painel. Vale a pena mencionar que, assim como em 'Dear Gene', as cenas eróticas não são um componente central na história, e sim um complemento na construção dos personagens. Alguns temas poderiam ter sido aprofundados, mas por se tratar de um volume único, acredito que as escolhas da autora foram compreensíveis.


Um mangá que lida com perdas, expectativas e descobertas, do mundo em torno, mas principalmente de si mesmo. 'Rumspringa no Joukei' é isso.


Boa leitura!

251 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo