VOCÊ PRECISA CONHECER O YURI "BLOOM INTO YOU"

"Bloom Into You" é um dos Yuris de maior sucesso dos últimos tempos e com razão. Não é a toa que é meu Yuri favorito. Com esse post, eu espero te convencer a conhecer o mangá que, aliás, está em lançamento pela Editora Panini. Eu indico o anime também, mas ele, infelizmente, tem uma temporada só e não adapta todo o mangá.


Ficha Técnica


Título: Yagate Kimi ni Naru

Kanji: やがて君になる

Inglês: Bloom Into you

Português: Bloom Into You

Tipo: Mangá

Volumes: 8

Status: Finalizado

Publicação: 27 Abr/15 a 27 Set/19

Gênero: Drama, Girls’ Love

Serialização: Dengeki Daioh

Autor(a): Nio Nakatani

Ilustrador(a): Nio Nakatani


Sinopse: A caloura Yuu Koito está preocupada por não entender o que é se apaixonar por alguém e acaba presenciando uma declaração de amor de um aluno à Touko Nanami, membro do Conselho Estudantil. A garota confessa que nunca chegou a ficar empolgada com nenhuma das declarações recebidas até hoje e Yuu simpatiza com ela, mas logo Touko lhe diz algo inesperado. "Eu sinto que vou gostar de você."

 

A premissa da história é simples: Yuu é uma garota normal do ensino médio que nunca se apaixonou. Apesar de amar histórias e músicas românticas, para ela, esse sentimento é algo estranho. Yuu nunca se interessou por ninguém, tanto romanticamente quanto sexualmente, independente do gênero da pessoa. É interessante que o primeiro capítulo do mangá até se chama “Eu não alcanço as estrelas”, pois, assim como as estrelas, esses sentimentos são algo distante para Yuu.


Começando o ano em uma escola nova, Yuu não sabe de qual clube fazer parte. Então ela acaba indo até a sala do conselho estudantil para ver se ela se interessa. É lá que ela encontra Touko, sua senpai, enquanto a garota está recebendo mais uma declaração de amor. Apesar de já ter recebido várias declarações, Touko admite que nenhuma chegou a mexer de verdade com seu coração.


Vendo esse acontecimento, Yuu resolve pedir um conselho para Touko, pois ela mesma recebeu uma declaração de amor de um colega e não sabe como responder sem machucar a pessoa. As duas conversam, e Yuu percebe que talvez Touko seja que nem ela, alguém que não consegue se apaixonar. Mas Touko a surpreende, dizendo que talvez esteja começando a gostar de Yuu.


O que eu mais gosto em "Bloom Into You" é o fato de que não é só uma história de amor entre duas garotas. A história desenvolve suas personagens profundamente, explorando seus medos, frustrações e dificuldades pessoais. Yuu possui muitas partes dela mesma que ela desconhece e precisa descobrir, enquanto Touko precisa aceitar a si mesma como ela é e lidar com traumas do passado.



Touko tem medo da rejeição, medo de alguém não aceitá-la como ela verdadeiramente é. E talvez por isso mesmo ela tenha se interessado por Yuu, afinal, ela mesma diz: “por favor, não se apaixone por mim”. Ela sabe que Yuu não tem interesse em se apaixonar por ninguém, e isso é algo positivo para Touko, pois assim ela evita sofrer. Ela não se importa com um sentimento unilateral, porque uma parte dela não acredita que ela mereça o amor de alguém. Mas isso vai mudando aos poucos quando os sentimentos das duas vão evoluindo e o amor se tornando cada vez mais verdadeiro. Yuu aprende a perceber melhor seus sentimentos, enquanto Touko precisa aprender a não rejeitar o que recebe de outros.


Talvez Touko seja a personagem mais complexa na história e com o desenvolvimento mais interessante de se acompanhar. Ela tem medo de ser ela mesma, por estar presa a uma imagem de alguém que ela deveria ser, alguém que ela via como perfeito: sua irmã. E Yuu encontra em Touko alguém que começa a despertar nela sentimentos que ela nunca teve antes, fazendo com que ela conheça melhor ela mesma, descobrindo sua própria sexualidade. É um relacionamento que vai fazendo aflorar questões que cada uma precisa trabalhar.



Além das personagens principais, "Bloom Into You" também se aprofunda nos personagens secundários, como Sayaka, que possui sentimentos por Touko, e até ganhou sua própria história, com as novels "Regarding Saeki Sayaka". Outros personagens interessantes são Maki Seiji, que tem sua assexualidade e arromanticidade exploradas e é alguém que ajuda Yuu a entender melhor ela mesma. (Convido você a ler um post que fiz lá no Instagram sobre a representação aroace em "Bloom Into You"). Também tem as personagens Riko e Miyako, um casal formado por uma mulher bissexual e uma mulher lésbica, respectivamente.


"Bloom Into You" é um Yuri ótimo para pessoas que estão começando a ler obras do gênero, mas também uma obra perfeita para aqueles que já estão familiarizados e gostam bastante de Yuri. Além de uma adaptação para anime, também possui uma adaptação para Stage Play (teatro) e uma antologia em mangá, dividida em dois volumes, aonde várias mangakás criam histórias dentro do universo criado por Nio Nakatani. Tanto a antologia quanto as novels sobre Saeki Sayaka foram lançadas pela editora norte-americana Seven Seas Entertainment. Espero que, um dia, a gente ainda veja esses materiais extras sendo lançados no Brasil.

 

Ficha Técnica


Título: Yagate Kimi ni Naru: Koushiki Comic Anthology

Kanji:やがて君になる 公式コミックアンソロジー

Inglês: Bloom Into You Anthology

Tipo: Mangá

Volumes: 2

Status: Finalizado

Publicação: 25 Dez/2018 a 26 Mar/2020

Gênero: Drama, Girls’ Love

Serialização: Nenhuma

Autor(a)/Ilustrador(a): Yutaka Hiiragi, Canno, Hiroichi, Tachi, Mekimeki, Okara Miyama, Aya Fumio, Chomoran, Hachi Itou, tMnR, Musshu, Suzume Kumo, Arima, Yuriko Hara, Moke Yuzuhara, Suzu Yuuki, sometime, Fuuka Sunohara, Ueshita, Yodokawa.


Sinopse: Uma antologia sobre Bloom Into you com histórias de várias mangakás.

 

Ficha Técnica

Título: Yagate Kimi ni Naru: Saeki Sayaka ni Tsuite

Kanji:やがて君になる 佐伯沙弥香について

Inglês: Bloom Into You: Regarding Saeki Sayaka

Tipo: Light Novel

Volumes: 3

Status: Finalizado

Publicação: 10 Nov/2018 a 10 Mar/2020

Gênero: Drama, Girls’ Love

Serialização: Nenhuma

Autor(a): Hitoma Iruma

Ilustrador(a): Nio Nakatani


Sinopse: Saeki Sayaka sempre teve uma alma antiquada – séria e reservada, preferindo se concentrar em seus estudos, em vez de fazer amigos. Até que uma confissão romântica de outra garota no ensino fundamental vira seu mundo cuidadosamente ordenado de cabeça para baixo. Embora nenhuma de suas aulas a tenha preparado para isso, Saeki agora deve aceitar sua sexualidade neste romance gentil e amadurecido sobre como lidar com o primeiro amor, crescer e se relacionar com outras pessoas.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo